A nossa história teve início em 2006, começamos tratando 15 mil litros por dia e hoje estamos tratando 396 mil por dia.
Encontre aqui as superações e transformações que passamos para sermos reconhecidos como referência no Tratamento de Efluentes.
São 11 anos que contou com a dedicação de todos envolvidos colaboradores, parceiros, clientes, órgãos fiscalizadores, e em especial aos sócios proprietários ROBSON HOEPERS, Engenheiro Químico responsável e JOÃO HENRIQUE VILELA que com muita persistência e dedicação conseguiram iniciar, e de um sonho conquistaram a história de sucesso da EMTRE - EMPRESA MARINGAENSE DE TRATAMENTO DE EFLUENTES LTDA.
Começamos com o tratamento na estação da Têxtil-Lav Lavanderia industrial, neste momento foi que tivemos a visão sobre a mudança do mercado para com a necessidade do cuidado com o Meio Ambiente e a Sociedade referente a produção de efluentes, pelas Indústrias, Condomínios e Empresas. E com essa visão tivemos o estímulo inicial que precisávamos para o planejamento e com ele diversos investimentos para desenvolver um processo de tratamento de efluentes, e com isso adquirimos experiência que a cada dia se aprimorou por todos os setores e colaboradores.
Foram 5 anos de novos conhecimentos, aplicações e testes, a cada aplicação ficávamos mais próximos da excelência em resultados precisos e corretos para garantir o cuidado com o meio ambiente.
Com isso, garantimos a concessão pelo Instituto Ambiental do Paraná ( IAP ) para o recebimento e tratamento de efluentes líquidos de terceiros.
Quando obtivemos essa primeira autorização sentimos que o nosso sonho havia se tornado realidade, mas também tínhamos a certeza que era apenas o começo do trabalho para o nosso futuro, pois ainda estávamos trabalhando em nome da Têxtil-Lav Lavanderia Industrial. Portanto, tínhamos experiência, tínhamos os procedimentos adequados para o tratamento de efluentes, tínhamos estrutura física e a autorização para atuar no mercado com todos esses fatores só restava iniciar o atendimento Offsite.
Agora, estávamos prontos para ajudar a resolver o problema do tratamento de efluentes gerados no meio ambiente de Maringá PR. Este, foi um momento que gerou uma série de desafios simultâneos e com eles surgiu a estratégia de atendimento Offsite, onde determinamos inicialmente prospectar empresas próximas à sede da EMTRE, devido a logística de transporte, assim garantimos o tratamento adequado dos resíduos efluentes das empresas vizinhas e com elas uma os primeiros certificados para com eles apresentar ao IAP.
A nossa preocupação sempre foi em ajudar aos geradores de efluentes a dar uma destinação correta no meio ambiente, e logo entendemos que nós estávamos fazendo um papel nobre para todos, indústrias, sociedade, meio ambiente, e com a responsabilidade muito maior do que apenas o papel comercial nosso trabalho ajuda o planeta e todos os seres vivos.
Então, nos deparamos com mais uma superação o de deixar de ser um prestador de serviço com atividade secundária dentro da lavanderia industrial para a abertura da empresa EMTRE - EMPRESA MARINGAENSE DE TRATAMENTO DE EFLUENTES LTDA que aconteceu no dia em 09/03/2011. Todo investimento realizado na infra-estrutura da EMTRE nos permitiu aumentar a produção do tratamento dos efluentes, conseguimos crescer com a demanda do tratamento, devido a nossas parcerias firmadas com empresas de transporte de efluentes devidamente regulamentados pelo IAP e que pactuaram da mesma visão que nós, o cuidado absoluto com o Meio Ambiente.
A EMTRE trabalha focada no atendimento Offsite
O atendimento Offsite acontece quando a empresa que gera o efluente envia sua carga com o material para o tratamento a nossa estação, ou a EMTRE solicita a coleta para um dos nossos parceiros.
Neste ponto da nossa história estávamos atendendo apenas o tratamento de águas que são lançadas nos mananciais. A EMTRE garantiu e garante que os efluentes dos nossos clientes sejam devolvidos à natureza com qualidade e dignidade que o meio ambiente merece.
Então, foi o momento de atender um aterro sanitário Municipal, começamos com o de Maringá PR até o ano de 2016. Hoje, em 2018, continuamos atendendo aos aterros municipais de Londrina, Sarandi e Nova Esperança entre outros.
Nunca deixamos nossos clientes com dúvidas em relação ao processo total, que se inicia com a coleta dos nossos parceiros do transporte, sempre visando a melhoria contínua deste processo total a EMTRE conta com uma assessoria extremamente aplicada e eficaz a seus clientes, desde a coleta dos efluentes nas empresas até a liberação do IAP.
Todos clientes EMTRE recebem o CERTIFICADO DE DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS para serem enviados ao IAP, este documento PROTEGE o cliente e GARANTE a destinação adequada após o tratamento dos efluentes.
Devido a nosso foco em cuidar do meio ambiente e esforços com a equipe e investimentos em inovação tivemos 100% de liberação da licença dos nossos clientes, através do nosso trabalho os clientes pode ficar tranquilos em relação à destinação de seus efluentes da forma mais segura para a sociedade.
Se o nosso cliente precisa focar na produção do seu produto nós cuidamos de toda a cadeia do processo de tratamento, mais tempo para nosso cliente alavancar seus negócios se tornando muito rentável financeiramente terceirizar esse trabalho.
GARANTIA TOTAL a EMTRE se tornou sinônimo de garantia total para seus clientes em relação o tratamento de efluentes.
Nós sempre cuidamos para que os laudos de CONTROLE DE QUALIDADE sejam devidamente apresentados para o IAP e isso é um procedimento transparente em todas as atividades realizadas, também, mantemos a agenda aberta para visitas com fins de fiscalização para que se possam à título de controle de qualidade realizarem vistorias e testes químicos em nossos efluentes tratados.
Hoje somos a linha de frente para o tratamento dos efluentes dos nossos clientes diante do cuidado com o Meio ambiente e o IAP, órgão fiscalizador do Paraná, para resolver este problema. A nossa estrutura atualmente é composta por especialmente técnicos especialistas em tratamento, projetos, manutenção, operação e controle de qualidade e com estes serviços oferecemos assessoria e suporte para obtenção de licenciamento ambiental junto aos órgãos ambientais.
Com muito trabalho chegamos aqui, hoje somos referência em tratamento, na cadeia de efluentes tratamos desde esgotos sanitários, até efluentes de decapagem da indústria metalmecânica ou então cromação dentre outras. Nosso foco está sempre em fazermos bem ao meio ambiente e à preservação do futuro do planeta.
✔ Ofereçer e executar o serviço de tratametno de efluentes de forma exemplar ao padrão exigido pela sociedade e órgãos fiscalizadores.
✔ Ser referência no processo de melhoria e tecnologia contínua para o tratamento de água.
✔ Servir os municípios com projetos que impactam a sociedade com o tratamento dos efluentes da água.
➡ Atingimos a visão estimada em 2012 para 2016. Com isso conquistamos o título de empresa de referência no âmbito estadual do paraná, como empresa de tratamento de efluentes industriais e sanitários com geração e comercialização de água de reuso não potável.
Agora, nossa visão é conquistar o título de empresa referência na geração de energia elétrica até Dezembro de 2019. Este título nos colocará como empresa autossustentável no reaproveitamento de energia elétrica limpa vindo do tratamento dos resíduos.
🇧🇷
Nosso aterro Sanitário Controlado, é todo impermeabilizado para proteção do solo. A nossa preocupação com o efluente do aterro é rígida, ele já vem pré separado apenas o orgânico, lixo de construção, lixo industrial, onde esses lixos são depositados da forma que seu processo de preparação gere o conhecido como chorume (composição do lixo orgânico), e após a destinação correta (tratamento) na EMTRE deste chorume.
Atualmente realizamos o tratamento da Cidade de Londrina, Nova Esperança, Paiçandu, Sarandi, dentre outras. Somente das principais cidades Londrina e Sarandi recebemos aproximadamente 120 Mil Litros diariamente.
Nossas lagoas, 900 Mil Litros cada, recebem o Chorume, os Resíduos, para serem equalizadas até chegar em um P.H., D.Q.O. ideal, para serem removida a carga orgânica, D.Q.O., D.B.O. para terminar o trabalho com a Biodegradação da matéria orgânica, para este trabalho de remoção a ENTRE comporta 11 milhões de litros. E assim o tratamento segue para a aeração mecânica.
Todo o processo de tratamento do efluente pode levar até 30 dias.
E o seu certificado e nota fiscal é gerado antes deste processo estar completo, pois a EMTRE se torna a empresa responsável pela destinação total de tudo que recebemos, atualmente recebemos cerca de 400 mil litros/dia para ser realizado o processo de tratamento líquido dentro dos parâmetros da CONAMA e IAP assim realizamos destinação correta no rio. Quando o processo final que resulta em sólido (lodo) é destinado para empresa parceira CETRIC que trata esse material corretamente fornecendo a EMTRE o certificado que comprova a destinação deste resíduo sólido.
A EMTRE trabalha em projetos para a destinação do líquido de forma sustentável e consciente, como irrigação de plantas dentre outros.
Alcançamos nossa meta de ser referência em tratamento de efluentes no estado do Paraná. Com isso nós estamos aprimorando todo nossa estação de E.T.E. e mão de obra.
Mensalmente recebemos o I.A.P. para coletar e analisar o nosso processo de tratamento e produto final de destinação.
Ações corretivas:
MONITORAMENTO QUALIDADE DO NOSSO SERVIÇO
Nos preocupamos em monitorar nosso sistema de tratamento de efluentes em todas as suas etapas para avaliar a eficácia de cada equipamento desde a entrada até o lançamento no corpo receptor de modo contínuo e gerando relatórios para os órgãos ambientais.
GESTÃO DE RESIDUOS
No tratamento do efluente de maneira geral são gerados resíduos sólidos que são armazenados e transportados de maneira responsável para aterros industriais de acordo com sua classe.